domingo, 28 de outubro de 2012

A MPB e a História do Brasil no século XX


 A MPB ajudou a cunhar grande parte desta identidade, e podemos afirmar isso sem medo de exagerar no julgamento. Além de cultural, a MPB foi, por vezes, instrumento político e ideológico. Em alguns momentos ajudou na propaganda política. Em outros, lutou contra o silêncio imposto pelos governantes. Refletiu mazelas que a população sofria. Expôs feridas. Caracterizou elementos da população. Popularizou costumes e gírias.

dois dos maiores expoentes da música popular brasileira: Pixinguinha e Vinicius. O primeiro, um verdadeiro maestro, um gênio da música instrumental, considerado por muitos o “pai” da música popular brasileira. O segundo foi um grande poeta, compondo canções belíssimas, poemas que até hoje embalam vários casais apaixonados.
Não dá para imaginar a música brasileira sem estes dois ícones, assim como não dá para falar de música no Brasil sem citar um outro elemento importantíssimo para a popularização de vários artistas. Este elemento não era músico. Não compunha, não tocava instrumentos e sequer tinha mãos para tal, pois não era uma pessoa, e sim um objeto, cada vez mais presente nas casas brasileiras a partir da década de 1930: o rádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário